Avaliação Neuropsicológica

o que é neuropsicologia?

A neuropsicologia é uma especialização específica dentro da psicologia, que busca compreender como o cérebro, anatômica e fisiologicamente, influencia o comportamento humano.

 



Um neuropsicólogo vai ser capaz de identificar se as alterações de comportamento e das funções cognitivas (habilidades do nosso cérebro) de uma pessoa, correspondem ao esperado para a idade e contexto social.

Um neuropsicólogo, juntamente com um neurologista ou psiquiatra, será capaz de atuar no diagnóstico, acompanhamento e tratamento de distúrbios que afetam o comportamento de uma forma geral, a personalidade, as emoções e a cognição do indivíduo.

Para realizar as nossas atividades cotidianas, é fundamental um bom desempenho das nossas funções cognitivas. Porém não há exame laboratorial ou de imagem que avalie as funções cognitivas, sendo assim, o neuropsicólogo é o profissional ideal para avaliar se as dificuldades são provenientes ou não de um comprometimento neurológico.

o que um neuropsicólogo faz?

para quem é indicado?

Busca de diagnóstico tardio para transtorno do neurodesenvolvimento como:

  • TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; autismo; dificuldades de aprendizagem (por exemplo, dislexia); deficiência intelectual.

  • Transtornos psiquiátricos;

  • Quadros demenciais, como por exemplo Alzheimer;  demência vascular; demência por corpos de Lewy; doença de Huntington; doença de Wilson; demência parkinsoniana; demências infecciosas, inflamatórias e metabólicas; encefalopatia traumática crônica.

  • Doenças neurodegenerativas, como por, esclerose múltipla Traumatismo por exemplo-encefálico;

Etapas da avaliação:

  1. Entrevista inicial, com paciente e familiares, cujo objetivo é coletar informações sobre como queixas cognitivas, histórico do desenvolvimento, avaliação de exames de imagens pré-existentes, contato com outros profissionais que acompanham o paciente.

  2. Bateria de testes que visam avaliar as funções cognitivas de uma forma geral.  São realizados em intervalos de 40 minutos a 1 hora, com um intervalo em média de 1 semana (a combinar com o paciente e familiares), levando em média 2 esse tempo variável pois depende do desempenho, meses, disponibilidade e demanda particular de cada  paciente.

  3. Entrega de laudo após 15 dias finalizadas a bateria de testes.

público-alvo:

Adolescentes, adultos e idosos. 

Habilitação e  reabilitação  neuropsicológica

A habilitação consiste em auxiliar a aquisição e desenvolvimento de habilidades que não foram desenvolvidas pelo sujeito. Já a reabilitação tem como objetivo, restaurar a funcionalidade e os processos cognitivos, que por algum comprometimento, foram perdidos.