top of page

Acho que tenho TDAH

 Como posso ter certeza?

Se você chegou aqui, é porque provavelmente está se identificando com os sintomas do TDAH que você viu em algum post na rede social, em podcasts, em alguma matéria, ou conversando com alguém.

É provável que você se sinta incomodado com esses sinais e sintomas durante toda a sua vida, e os prejuízos que eles estão gerando ou já geraram nas áreas acadêmica, profissional e pessoal, tem te impedido de viver em equilíbrio e livre de culpa!

Mas agora, definitivamente, eles "podem ter um nome" e o melhor, "uma trégua!"

Eu vou te explicar brevemente as opções para quem deseja ter o diagnóstico (tardio) do TDAH, como funciona esse processo e principalmente, como é realizado o tratamento.

Vamos lá?

FOTOS MICHELLY-26 - Copia.jpg

Eu sou Michely Freitas,

sou neuropsicóloga há 3 anos e psicóloga há mais de 15 anos.

Minha especialização em Neuropsicologia, me capacitou para realizar avaliações e reabilitações no âmbito neuropsicológico.

 1-Mas o que é uma avaliação neuropsicológica, Michely?

Uma avaliação neuropsicológica vai além de uma avaliação clínica realizada por um psicólogo. Através dela, é possível determinar e entender se o comportamento de um indivíduo tem correlação com alguma disfunção neuropsicológica ou vise e versa.

Com o resultado dessa avaliação, mais uma avaliação clínica de outros profissionais (psiquiatras ou neurologistas), é possível diagnosticar uma pessoa com TDAH (TEA - Autismo, Dislexia, TOD...) e prescrever o tratamento mais adequado para o mesmo.

 2-como são realizadas as etapas
da avaliação neuropsicológica?

De uma forma resumida, a avaliação é composta por uma série de testes com o objetivo de psicodiagnosticar (identificar prejuízos cognitivos e traçar uma forma de tratamento) um indivíduo.

 

Em média são realizados cerca de 8 a 10 encontros (on-line e presenciais). Além da entrevista inicial, que seria a primeira consulta e a consulta devolutiva, onde eu entrego o laudo e explico a interpretação dos resultados.

 3-em quanto tempo é
realizada a avaliação?

Meus dias de atendimento para avaliação são: quarta-feira, sexta-feira e sábado. Você pode optar por fazer 3 (três) vezes na semana ou 1 (uma) vez na semana. Isso fica a critério do paciente, conforme for melhor para ele.

Se você tiver pressa, é melhor  realizarmos o máximo possível de encontros por semana. Por exemplo, se fizermos 1 (um) encontro por semana, levaremos de 2 meses a 3 meses para finalizar. E depois da aplicação dos testes, eu ainda levo 15 dias para entregar o laudo.

OBS.: A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA SÓ PODE SER REALIZADA PRESENCIALMENTE. Porém, o tratamento e reabilitação neuropsicológica para TDAH, podem ser realizados on-line.

 4-Essa avaliação tem validade?

Não tem validade, mas avaliação tem um caráter dinâmico, fala do paciente no momento atual. Até porque o objetivo dela é direcionar o tratamento. Então é importante realizar uma reavaliação, depois de um tempo, até mesmo para entender se alguns sintomas do TDAH entraram em remissão, com o tratamento.

 5-Com o resultado da avaliação neuropsicológica em mãos, já estou diagnosticado com TDAH?

Todo tipo de diagnóstico deve ser multidisciplinar. Então só a avaliação neuropsicológica não é insuficiente. É importante também a avaliação do psiquiatra.

Porém, a avaliação neuropsicológica além de possibilitar o diagnóstico, direciona a forma de tratamento e indica o profissional especializado para atender aquele determinado transtorno.

 6-Como funciona o tratamento do TDAH?

Tudo vai depender da necessidade do sujeito. Muitas vezes, as comorbidades como depressão e/ou ansiedade, que são comuns em pessoas que buscam o diagnóstico tardio do TDAH, precisam de mais atenção naquele momento. E aí, será necessário a busca pela terapia.

 

Mas há também a reabilitação neuropsicológica, que é uma forma de trabalhar com o sujeito o que apareceu de comprometido na avaliação. Essa reabilitação, de forma resumida, inclui: treinar estruturas cognitivas que não funcionam bem, e criar estratégias funcionais, que auxiliem nas atividades de vida diária.

 7-Quando posso iniciar
o tratamento do TDAH?

Quando vc se sentir confortável e pronto para engajar no tratamento.

 

O ideal é fazer uma avaliação neuropsicológica antes.

 8-posso ser diagnosticado com
tdah e não precisar de tratamento?

Pode.

 

Só o diagnóstico alivia bastante a angústia e traz autoconhecimento. Mas não tratar os sintomas, não vai resolver o problema.

 9-para quem é indicada
a avaliação neuropsicológica?

Para pessoas que buscam o diagnóstico tardio para transtornos do neurodesenvolvimento como:

  • TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; TEA (Autismo); dificuldades de aprendizagem (por exemplo, Dislexia); deficiência intelectual.

  • Transtornos psiquiátricos;

  • Quadros demenciais, como por exemplo Alzheimer;  demência vascular; demência por corpos de Lewy; doença de Huntington; doença de Wilson; demência parkinsoniana; demências infecciosas, inflamatórias e metabólicas; encefalopatia traumática crônica.

  • Doenças neurodegenerativas, como por exemplo, esclerose múltipla Traumatismo por exemplo-encefálico;

público-alvo:

Adolescentes, adultos e idosos. 

bottom of page